segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A imagem...

Duas horas de encontro com os professores depois de tantas situações, emoções, satisfações e angústias vivenciadas nas salas de aula, e acompanhadas por mim durante a semana, é preciso um exercício de escolhas para elaborar a pauta. Comecei a dizer ao grupo que fazer do encontro um que pudessemos dizer: ah, esse foi de fato um encontro formativo! Porque o que vivemos com uma turma são experiências da profissão, e que são singulares. Pois bem, apresentei várias imagens, que elas mesmas mandaram. Encaminharam imagens parecidas com as que mostrei em encontros anteriores: imagens do Tonucci e o Livro ZOOM. Uma particularmente comoveu a todos nós:

Solicitei que escrevessem uma palavra que dissesse o sentido dessa imagem, ficou para o próximo encontro retomar as palabras. Madalena Freire no texto: Aprendizagem do olhar completa:

"A ação de olhar e escutar é um sair de si para ver o outro e a realidade segundo seus próprios pontos de vista, segundo sua história.
 Só podemos olhar sua história se temos conosco mesmo uma abertura de aprendiz que se observa (se estuda) em sua própria história.
 Neste sentido a ação de olhar é um ato de estudar a si próprio, a realidade, o grupo à luz da teoria que nos inspira. Pois sempre "só vejo o que sei" (Jean Piaget). Na ação de se perguntar sobre o que vemos é que nos rompemos com as insuficiências desse saber..."


Pois bem, alguém repetiu no grupo "só vejo o  que sei" . Outra pessoa completou: O outro me faz\ perceber que aquilo que vejo não é bem aquilo, é outra coisa que os olhos não vê". 
Em relação a questões de natureza do planejamento, a proposta é primeiro que as professoras sejam partícipes autoras do próprio projeto que se concretiza na sala de aula. Encaminharam por e-mail o que elaboram tendo como apoio livros diáticos, o plano de ensino da rede e os anos de docência. Devolvi ao grupo com alguns apontamentos e questionamentos, para problematizar os conteúdos de base de um aluno que encerra o quinto ano, problematizar as propostas que circulam sobre leitura, produção de textos, conhecimentos matemáticos, e na área de história e geografia. Não ficou por menos a origem da demanda de produzirmos um quadro de programação de generos textuais.

4 comentários:

  1. Que show! Essa é a Nat que conheço, admiro e quero ser igualzinha quando eu crescer! Parabéns amiga para você e principalmente para o grupo que ganhou um presentaço: Você!!!
    Rosa

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima!Que proposta interessante,a imagem então...

    ResponderExcluir
  3. Visite meu blog tem um sorteio especial.
    abraços andréa

    ResponderExcluir
  4. Nat,ganhei um selo de uma contadora de histórias de Fortaleza e estou repassando para vc, pegue lá no meu blog.

    ResponderExcluir